domingo, 7 de novembro de 2010

Os negros mais influentes dos EUA

Barack Obama 
Há  anos atrás, poucos apostariam que um político negro com nome afro -islâmico pudesse atrapalhar a caminhada do poderoso clã Clinton rumo à corrida presidencial nos EUA. No entanto o carisma e o discurso com base nas palavras ‘mudança’ e esperança’ eletrizaram o eleitorado americano e tornaram Obama um forte concorrente para ocupar a vaga democrata nas eleições para a Presidência.


Oprah Winfrey 
É considerada não só a negra mais rica -sua fortuna é estimada em US$ 1,5 bilhão - como também a mulher mais influente dos Estados Unidos. Seu apelo é tamanho que gerou o chamado ‘Fator O’: a crença de que tudo que recebe sua aprovação se transforma em uma mina de ouro.



Condoleezza Rice
Muitos nos EUA criticam o suposto conservadorismo e a inflexibilidade da secretária de Estado do governo republicano de George W. Bush. Mas poucos são os que deixam de reconhecer os méritos de sua meteórica carreira -uma ex-professora da Universidade de Stanford que atingiu um dos cargos mais altos do Executivo americano. Ela foi a segunda mulher a ocupar o cargo na história dos EUA.


Clarence Thomas
Sua indicação como o segundo negro a fazer parte da Suprema Corte americana foi traumática, em meio a acusações de assédio sexual a uma ex-funcionária. No entanto, suas posturas contrárias à aplicação da pena de morte e favoráveis ao direito de expressão o tornaram um dos juízes mais conceituados junto aos liberais americanos.

Denzel Washington
Vencedor de dois Oscar e três Globos de Ouro por suas interpretações, ele se tornou uma figura influente nos estúdios das produções cinematográficas americanas. Suas doações a associações de soldados feridos e a manutenção de uma postura discreta sobre sua família e sua vida pessoal aumentaram ainda mais seu prestígio nos bastidores de Hollywood.

Tiger Woods
Num esporte tradicionalmente dominado por brancos como o golfe, Tiger Woods surgiu como um fenômeno: ganhou mais de 50 torneios, tornou-se reconhecido como um dos mais competentes atletas mundiais e, no caminho, abriu diversos centros de apoio para jovens carentes americanos. Como resultado, se tornou um fenômeno de popularidade nos EUA.

Jay-Z

Pouca gente nos EUA já ouviu falar de Shawn Corey Carter. Mas é difícil encontrar alguém que não o conheça pelo seu nome artístico. As altas vendas tornaram o cantor de rap uma das figuras mais poderosas da indústria musical, a tal ponto que ele abriu a sua própria gravadora, além de ser dono de parte do time de basquete New Jersey Nets. De quebra, é casado com a cobiçada cantora Beyoncé.

Halle Berry
Na segunda metade dos anos 1990, a beleza negra de Halle Barry – somada à sua reconhecida competência como atriz (ganhou o Oscar pelo filme ‘A última ceia’) - tomaram de assalto as telas do cinema. Vencedora de vários concursos de beleza, Berry logo se tornou uma das mais disputadas e caras atrizes do cinema hollywoodiano.

LeBron James
É considerado um dos possíveis sucessores ao trono deixado vago pelo astro Michael Jordan na NBA, a liga americana de basquete profissional. Recentemente, se tornou o primeiro homem negro a aparecer – ao lado de Gisele Bündchen - na capa da ‘Vogue’, a poderosa revista americana de moda e comportamento. 

Robert Johnson
Mostrou o crescente poder dos homens de negócios negros ao ser retratado pela revista “Forbes” como primeiro bilionário negro, em 2001. O empresário ganhou a maior parte de sua fortuna ao fundar a rede de TV segmentada Black Entertainment Television (BET). Mais tarde, comprou o time de basquete Charlotte Bobcats. 

Mariana Teles

Nenhum comentário:

Postar um comentário